segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Gótico de Metal


A arquitetura gótica é reconhecida pela suas inovações e características peculiares. Mas não podemos deixar de notar que ela ganha tons macabros por conta de suas esculturas, gárgulas, vitrais e criptas.
Sendo assim, o artista Wil Devoye desenvolveu essa obra. O que chama atenção é o uso do metal na construção, ao invés da pedra.

de http://www.architizer.com/en_us/blog/dyn/32719/skeletal-stained-glass/
Grupo Gótico 1

Livraria Lello & Irmão

A livraria Lello & Irmão é considerada a livraria mais antiga de Portugal. Projetada pelo engenheiro Xavier Esteves, foi inaugurada em 1906 na cidade do Porto, em Portugal.


Eleita a terceira mais bela do mundo, a livraria distingue-se pela sua belíssima fachada em estilo neogótico que é formada por um amplo arco abatido, cuja entrada se divide numa porta central, ladeada por duas monstras. Acima deste arco há uma janela tripla, que possui duas figuras pintadas de cada lado simbolizando a Arte e a Ciência. O resto da fachada possui ornamentações fitográficas com o nome da livraria.

Em seu interior, inspirado nas bibliotecas das mansões inglesas, destaca-se uma escadaria de madeira que dá acesso ao segundo piso, de onde se pode ter uma vista geral do espaço. No centro do teto há um vitral com a inscrição “Decus in labore”, que significa “Dedicação no trabalho”.











Vitral "Decus in labore"







Grupo Românico

Mais informações:
http://jornadaonline.blogspot.com/2009/10/arquitetura-neogotica-imagens-da-mais.html
Vista panorâmica 360º esférica no interior da Livraria Lello:
http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Porto.VR/vilas.cidades/Porto/a5_lello.html

domingo, 30 de outubro de 2011

Elevador Santa Justa de Lisboa

Este elevador foi construído em Lisboa para ajudar os visitantes e moradores na subida de suas ladeiras íngremes. Inaugurado em 1902, é o único elevador que presta serviço público em Lisboa, tendo 45 metros de altura. Possui estilo neogótico.
Esta construção chamou a minha atenção pois não é uma catedral como estamos acostumados a ver e postar no blog; e sim uma elevador totalmente diferente em sua concepção e características englobando gótico com modernidade que com certeza não passa despercebido ao olhar.

Grupo Bizantino

Catedral de Curitiba





A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba fica na Praça Tiradentes. Ela é considerada um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade. Foi construída entre 1876 e 1893, em estilo neogótico, segundo o projeto do arquiteto francês Alphone de Plas.

Ela possui rosáceas em seus acessos a na fachada principal, e também arcos ogivais, que permitem a abertura de vãos maiores. Além disso, outros aspectos que marcam o estilo neogótico, são os vitrais e sua arquitetura vertical.

Como suas antecessoras, a Catedral é dedicada e abriga a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba. É Catedral Basílica Menor desde 8 de setembro de 1993, quando completou 100 anos.




Fonte de pesquisa: http://www.cultura-arte.com/curitiba/catedral.htm

Grupo Românico

A Catedral que demorou 83 anos para ser construída

A Catedral National de Washington, localizada na capital dos Estados Unidos, possui características góticas facilmente reconhecidas na sua arquitetura interior e exterior.
Ela começou a ser construída em 1907 e só foi totalmente concluída em 1990. Foram gastos aproximadamente $65 milhões de dólares em sua construção e a catedral recebe em média 70.000 visitantes por ano.
Sobre sua arquitetura de características góticas, ela possui ao todo 110 gárgulas, 215 vitrais, transeptos, torre no cruzeiro, arcos ogivais, pináculos, naves laterias e principal, colunas nervuradas, rosáceas... enfim características não faltam nesta bela edificação.

Grupo Bizantino

sábado, 29 de outubro de 2011

Catedral Metropolitana de Vitória

Começou a ser construída em 1920 e foi concluída apenas em 1970 - 50 anos depois. Ela foi construída no local de uma igreja colonial de 1551.
Ela possui características góticas, que podem ser observadas nos seus maravilhosos e conhecidos vitrais (figura abaixo), na sua forma de cruz latina, pináculos, formas pontiagudas verticais e da forma de seu pórtico principal.

"Catedral do Comércio"


O Woolworth Building ou Catedral do Comércio, como é chamado devido ao seu estilo gótico, se localiza em Nova York, EUA. Concluído em 24 de abril de 1913, com o projeto do arquiteto Cass Gilbert, este prédio chegou a ser o mais alto na época. O objetivo do arquiteto Cass era incorporar temas góticos com a ideia moderna de um arranha-céu, com isso, se observava na entrada a semelhança desta com as entradas da Catedral Européia. A edificação era decorada com muitos símbolos, gárgulas, pináculos, arcos e arcobotantes. Ela possui, também, uma área interna com tetos abobadados, de influência Românica.

Grupo Românico

Fonte:
http://www.aviewoncities.com/nyc/woolworth.htm
http://www.emporis.com/building/woolworthbuilding-newyorkcity-ny-usa

Igreja da Ascensão

Podemos encontrar muitas características góticas na Igreja da Ascensão, como: o verticalismo, as abóbadas de arcos cruzados, paredes leves e finas, contrafortes, torres, agulhas, portas principais com arqueovoltas, janelas compridas, finas e com vitrais.



No interior da Igreja da Ascensão é possível notar no teto as arestas/nervuras (estruturas que suportam o peso da abóbada e se cruzam na forma de um X, a dividindo assim, em quatro partes), que se encontram no ponto mais alto, o qual é chamado de chave da abóbada.
A porta de entrada e a porta da grande torre lembram os portões da catedral de Notre-Dame de Paris, que possui arqueovoltas, as quais dão idéia de profundidade. Outro destaque são os detalhes encontrados em volta das portas principais. Eles lembram motivos florais, detalhes estes que também são encontrados no estilo gótico europeu.
Os três vitrais centrais, que ficam na abside, ilustram a ascensão de Cristo aos céus, tema que confere o sentido do nome da igreja. O vitral do lado esquerdo interpreta “A pesca Maravilhosa”, retirada do livro de Lucas, e o do lado direito “O Bom Pastor e as Ovelhas”, do livro de João, ambos do evangelho do Novo Testamento. Já os 12 vitrais laterais não possuem temas religiosos na sua composição, apenas formas geométricas. As cores dos vitrais são intensas, predominando o vermelho, o violeta, o verde e o púrpura.

LEIA MAIS EM :http://danielamachado.wordpress.com/2008/04/24/caracteristicas-da-arquitetura-gotica-da-idade-media-que-aparecem-na-igreja-da-ascensao/

GRUPO ROMANICO