quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo


O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País.

Projetado por Christiano Stockler das Neves em 1925, o prédio, marcado pela sobriedade dos ornamentos e detalhes do estilo Luís XVI (Neoclassicismo), seria concluído somente em 1938, quando a urbanização de São Paulo já se caracterizava pela presença de automóveis.

Faça uma visita virtual em: http://www.osesp.art.br/portal/salasaopaulo/visitavirtual.aspx

Grupo Egito.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Museu de Ciências da Terra

















O prédio da Avenida Pasteur, Urca, Rio de Janeiro foi construído para abrigar o Palácio dos Estados na Exposição Nacional de 1908. Atualmente ele ocupa 3 mil m² de um prédio onde também funciona a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
A instituição tem um dos mais importantes acervos científicos do país, reunindo coleções de fósseis, minerais, meteoritos e rochas, além de uma biblioteca com 90 mil documentos, fotografias e objetos relacionados às geociências e à mineração no Brasil. Através de suas colunas de Ordem Coríntia, de seu frontão e de sua simetria, podem-se perceber as influências clássicas.

Mais detalhes, acesse: http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=341&sid=19

Grupo 3 – Grécia


Universidade Federal do Paraná
















A Universidade federal do Paraná é a mais antiga do Brasil e foi construida em 1912 e é do estilo Clássico. Possui frontão, colunas jônicas e simetria.


Para acessar toda a reportagem: http://www.ufpr.br/adm/templates/p_index.php?template=3&Cod=79&hierarquia=6.1


Grupo: EGITO


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

26ª CIRCUNSCRIÇÃO DE SERVIÇO MILITAR, Teresina - PI

Neste prédio acima funcionou o primeiro banco do estado do Piauí, que hoje pertence ao exército brasileiro.

Possui culunas jônicas pois são esbeltas e possuem volúptas. e foi construído em 1921.



















grupo 3 - Grécia

Palácio de Karnak, edifício-sede do governo do Piauí

O palácio de Karnak é do início do século XX, já foi residido pela elite imperial e virou sede do governo no mandato de Matias Olimpio.
Como podemos ver nas fotos, o palácio possui colunas jônicas( possuem volúptas, são esbeltas e altas), possui arquitraves com bastente detalhes e frontão na fachada.



























fonte:






Grupo 3 - Grécia

Teatro Municipal de Paulínia



O Teatro Municipal de Paulínia,nomeado oficialmente como "Teatro Municipal Paulo Gracindo",fica localizado na cidade de Paulínia,interior de São Paulo.
Construído entre 2007 e 2008,possui capacidade para 1300 pessoas em uma área de 12 mil metros e dispõe de uma excelente acústica e projeção de última geração.
Sua estrutura moderna é assinada pelo arquiteto Ismael Solé. Podemos ver claramente a presença do estilo clássico através das seis colunas de Ordem dórica e do frontão.

Mais detalhes: http://www.conhecapaulinia.com.br/servicos-gratis/calendario-de eventos/venueevents/10-teatro-de-paulinia

http://www.vaiterhoje.com.br/portal/teatros/venueevents/6-theatro-municipal-de-paulinia


Grupo Egito

Schermerhorn Symphony Center


A construção deste centro em Nashville(EUA) foi honra ao maestro Schermerhorn. A conclusão ocorreu em setembro de 2006, três anos depois do início. O centro sinfônico apresenta vários eventos musicais, desde música clássica, jazz e pop. O teatro possui três níveis, onde os expectadores tem uma visão ampla do palco.Pode-se notar a influência do estilo clássico, com frontão com detalhes, colunas com base, nível, alinhamento e proporção...

Para maid detalhes acesse o site (em inglês): http://www.nashvillesymphony.org/main.taf?p=2,17

Grupo Egito.

Teatro Nacional da Catalunya em Barcelona


Conhecido também como TNC, esse teatro foi inaugurado em setembro de 1997. O teatro teve influência do estilo clássico. Apesar de sua estrutura ser moderna com paredes de vidro, com novos materiais, o arquiteto Ricardo Boffil tentou reproduzir o frontão e as colunas. Pela foto, é possível ver que as colunas também foram pré-fabricadas, como aconteceu com a New Acropolis Musuem comentada na última aula. Sua estrutura lateral também lembra o Parthenon, possuindo colunas em sua extensão.
Como o teatro tem paredes de vidro, há uma maior iluminação natural que
colabora com a economia de energia. O teatro tem também o vestíbulo, scena, e outras três grandes salas para exibição dos espetáculos.

Para mais informações acesse o site do arquiteto Ricardo Bofill: http://www.ricardobofill.es/es/2229/arquitectura/Teatro-Nacional-Catalunya.htm

Grupo Egito.

Santander Cultural




O edifício onde se encontra o Santander Cultural, na capital rio grandense, é um exemplo de arquitetura contemporânea com estilo clássico. Caracterizado por um estilo neoclássico, o prédio construído entre 1927 e 1932, apresenta grades colunas que rementem ao estilo coríntio, pois apresentam capitéis plantiformes.




Grupo Roma

domingo, 28 de agosto de 2011

EDÍFICIO SULACAP

Inaugurado em 1946, o Edíficio Sulacap com suas formas aerodinâmicas e arredondadas, é um ponto de referência e ponto de encontro na cidade do Salvador, Bahia - Brasil. Projeto do escritório de arquitetura de Anton Floderer e Robert Prendice. Representa o estilo modernista que foi influenciada pela arquitetura moderna européia, principalmente a alemã, onde usava-se muito as janelas de canto, fachadas lisas e uma planta ainda com resquícios de arquitetura clássica.



http://arquitetandonanet.blogspot.com/2010/09/edificio-sulacap-praca-castro-alves.html

Este edifício, como na própria matéria já diz, possui resquícios de arquitetura clássica, principalmente por sua simetria, ele é igual dos dois lados, e possui as mesmas distancias entres as janelas e as paredes.

GRUPO ROMA