quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Técnicas construtivas Romanas




Os romanos foram um povo pragmático,com uma mentalidade aberta e receptiva.Copiavam e adaptavam às suas nessecidades,melhorando seu uso,tudo o que consideravam útil dos povos conquistados.Essa mentalidade resultou no surgimento de uma poderosa indústria de construção unificando as técnicas construtivas do império,porém, sempre respeitando as vantagens dos sistemas construtivos locais.
Roma a capital do império e outras grandes cidades necessitavam de uma grande variedade de tipologias e soluções construtivas armazéns, aquedutos, portos, circos, moradias, templos, termas, pontes acampamentos militares, além de estradas para ligarem a Roma.
O cal já existia desde 600 a.C. mas a revolução na construção civil romana só foi possível graças ao descobrimento de um novo material o Opus Caementicium,cujo componente principal era cinza pozolânica que misturada a argamassa de cal produzia uma substância semelhante ao cimento atual.Essa argamassa com caementun foi utilizada para construir o Pantheon,grande parte das construções do fórum romano,o Coliseu,as famosas termas e banhos Romanos,a Basílica de Constantino,além de várias estradas, aquedutos e prédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário