quinta-feira, 8 de setembro de 2011


A preocupação com os custos e velocidade de execução das obras não é uma novidade do nosso tempo. Já considerando estes pontos os romanos pensavam em métodos de baratear e acelerar suas construções. Fazer muralhas rapidamente, em especial, era de grande serventia.


Os romanos se aproveitavam das boas soluções adotadas em outras regiões. Utilizaram as abóbadas de berço com chave etruscas, assim como as abóbadas de aresta (interseção de arestas), a alvenaria de pedra seca aparelhada sem rejuntamento de argamassa e ainda desenvolveram o concreto.

Devido à tradição conquistadora e a dominadora, os arquitetos se preocupavam com o transitório e econômico. Com isso se deu o desenvolvimento da concreção, um método construtivo que possibilitava a construção de muros de grande espessura tendo a preocupação com o desperdício de mão de obra e tempo na construção em pedra aparelhada somente. A solução construtiva consistia em dois muros delgados construídos paralelamente, preenchidos com argamassa de saibro ou areia e cimento vulcânico denominado pozzolna.



Fonte: http://www.territorios.org/teoria/H_C_romana.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário