segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Métodos Construtivos
A experiência no uso de arcos e abóbadas e a experiência prática no uso do concreto, habilitaram os romanos executarem construções nunc antes vistas.

Devido à tradição conquistadora e a dominadora, os arquitetos se preocupavam com o transitório e econômico. Com isso se deu o desenvolvimento da concreção, um método construtivo que possibilitava a construção de muros de grande espessura tendo a preocupação com o desperdício de mão de obra e tempo na construção em pedra aparelhada somente. A solução construtiva consistia em dois muros delgados construídos paralelamente, preenchidos com argamassa de saibro ou areia e cimento vulcânico denominado pozzolna. Era barato, forte, maleável e podia ser utilizado em projetos grandiosos. No Santuário da Deusa Fortuna em Prenestes, a encosta da colina foi transformada em um complexo arquitetônico. Para a sua execução faziam-se duas paredes baixas, acima do solo de tijolos com argamassa e abaixo com fôrmas de madeira. O espaço era preenchido com pedra britada conhecida como agregado. Depois disso vinha a inserção do concreto líquido sobre e entre as pedras ligando-se à argamassa e endurecendo. Logo após esse processo reiniciava-se a partir daquela altura. À medida que o edifício crescia a constituição do agregado modificava-se, pedras pesadas eram utilizadas na base e outras mais leves por cima. Materiais muito leves como pedra pomes eram utilizados como agregado nos zimbórios, para o qual um cimbre circular de madeira era utilizado. Como eles utilizavam tijolos pequenos, podiam executar paredes curvas. O concreto recebia formas independentes.
Os telhados romanos eram trabalhadas somente sob o esforço de compressão.
Os romanos inauguram a tesoura moderna, criada a partir de um triângulo indeformável, onde a linha é tracionada e o pendural trabalha flutuando, ou retesado na linha como a corda de um arco. O resultado estrutural era uma solução de estabilidade que permitiu a construção de vãos livres de 20 metros como a Basílica de Trajano e outras pontes. Ocasionalmente substituíam o madeirame dos telhados por estruturas metálicas como na Basílica Ulpiana ou no pórtico do Panteon.
Este método, foi certamente, um grande avanço para a época, possibilitando a construção de edifícios existentes até hoje, contribuindo para a nossa história!
Basílica Ulpiana
fonte: http://www.territorios.org/teoria/H_C_romana.html



GRUPO PRÉ- HISTÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário