terça-feira, 6 de setembro de 2011

Arcos, cimento e tijolos

Os romanos foram muito importantes para a nossa civilização, contribuindo com a criação do cimento hidráulico, a criação e uso de tijolos de formas diferentes e o uso de arcos em pontes e pórticos.

O cimento hidráulico, foi criado para a utilização nas termas romanas, com o objetivo de impermeabilização. Hoje, ele também é usado com o mesmo fim. A argamassa era constituída por uma cinza vulcânica da região ao redor de Nápoles e cal.

Os tijolos eram colocados uns sobre os outros na formação das paredes. Com o aperfeiçoamento das técnicas ele passou a ser melhor cortado, facilitando seu "encaixe". O encaixe era feito como hoje, porém sem argamassa.Os romanos romanos também utilizaram tijolos queimados, o que contribuiu com o aumento da qualidade, já que eram eles seus fabricantes. OS tijolos romanos eram mais longos e estreitos do que os nossos. Havia também a fabricação de tijolos circulares e triangulares para imitação de pilares e detalhes arquitetônicos.

Os romanos utilizavam os tijolos de forma diferente, não somente empilhados. Colocavam aponta irregular para dentro e deixavam a face mais regular e plana do lado externo. Utilizavam os restos de demolições, que geralmente eram mármores, para compor com tijolos, economizando dinheiro, o que veio a influenciar as mesquitas muçulmanas.

Para mais detalhes: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.romeartlover.it%2FCostroma.html


Grupo Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário