quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Alvenaria Romana

A alvenaria- nos tempos romanos, como hoje - é a construção de estruturas utilizando pedras e/ou tijolos unidos entre si por argamassa. tijolos ou pedras de vários tipos feitios e tamanhos.



Na villa romana de SÃO CUCUFATE, o visitante interessado em arquitetura romana pode observar em detalhe os materias e processos de construção.
Na alveraria dos muros e paredes observa-se a alternância de tijolos cerâmicos com pedras de xisto afeiçoadas, para obter sólidas estruturas - e um interessante efeito estético.

Seca ou insossa



  • a alvenaria seca ou insossa é a construção com pedras justapostas sem argamassa;

  • alvenaria gorda é a alvenaria cuja argamassa é feita com abundância de cal - em contraposição à alvenaria magra, cuja argamassa é feita com pouca cal ou cimento.

Os romanos introduziram novas tecnicas na construção de paredes. Usavam tijolo ou pedra à vista, e preenchiam o seu interior com bitumen, uma forma primitiva do betão de hoje.


Inicialmente este betão era utilizado para o enchimento de vazios, muito usadao na construção de muralhas e nas obras portuárias.


Em muitos edifícios romanos foram construídas paredes com uma nova técnica, que usava uma almágama de argamassa, saibro, cascalho e desperdícios de tijolos e telhas.


O seu aspecto exterior era melhorado revestindo estas paredes com tijolos, placas de mármore, calcário ou estuque



Por grupo ROMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário